Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina suspenderam oficialmente nesse domingo (10) a greve que iniciou na segunda-feira (4) e seguiu até o sábado (9). A categoria decidiu atender a liminar concedida pela desembargadora Liana Chaib, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, no sábado, determinando a suspensão da greve após pedido do Setut.
Na liminar a desembargadora determinou a imediata suspensão da greve, estabelecendo-se multa ao Sintetro no valor de R$ 10 mil por dia, em caso de comprovado desrespeito total ou parcial da decisão, bem como ainda deferiu aos trabalhadores um aumento linear de 4% sobre os salários e sobre os tickets alimentação.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1População esperando o ônibus
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Fernando Feijão, divulgou um vídeo informando que a categoria vai atender a decisão, mas explicando que vão continuar pedindo um reajuste salarial mais justo.
“Chegamos hoje a suspensão da greve, não ao final dela. A suspensão é em caráter provisório. O Tribunal Regional do Trabalho, através da doutora Liana Chaib, proferiu uma decisão, onde deu aos trabalhadores 4% de reajuste linear no salário e no ticket, e ainda mandou que fossem compensados os dias de greve, ou seja, nenhum dia será descontado, todos os dias serão compensados ao longo do ano. Nós vamos ver ainda até quando e como serão [pagos os dias não trabalhados]”, explicou.
Fernando Feijão ainda destacou que a decisão da desembargadora se trata de uma liminar e que a ação do Setut ainda será julgada, podendo ser modificada. Ele ainda considerou uma vitória o reajuste conseguido.
“No máximo até terça-feira vamos distribuir informativo com todas as informações de salário e os próximos passos, pois ainda terá o julgamento no pleno, pois esse valor pode diminuir esse percentual ou aumentar. Repito, isso é de caráter provisório, mas é uma vitória que conquistamos, pois tivemos um reajuste, os dias não serão descontados e os empregadores por enquanto, não irão colocar dupla jornada. O sindicato irá lutar para que isso não aconteça, e também não teve a mudança no plano de saúde, então o sindicato agradece a todos os trabalhadores e pedimos desculpa a sociedade, agradecemos a todos que nos apoiaram”, disse o Fernando Feijão.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
TRT suspende greve dos motoristas de ônibus de Teresina
TRT decide hoje sobre suspensão da greve dos motoristas em Teresina
Setut rejeita contraproposta e greve dos motoristas de ônibus continua
Ver todos os comentários | 0 |