O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil emitiu um alerta aos banhistas e navegantes na tarde do último domingo (27) acerca do mau tempo que se aproxima do litoral nordestino. Entre as cidades de Natal-RN, Fortaleza-CE, Luís Correia-PI e São Luís-MA, a previsão é de ressaca.
De acordo com a Marinha, esse fenômeno corresponde à achegada de ondas violentas à costa brasileira aliadas às fortes rajadas de vento, ocasionando na elevação do nível do oceano e o registro de ondas gigantes em alto-mar, conhecidas como vagalhões.
- Foto: DivulgaçãoPraia da Pedra do Sal
A previsão é de que o litoral piauiense registre ondas de até 2,5 metros. Além dos município de Luís Correia, Barra Grande e Cajueiro da Praia, regiões compreendidas desde a cidade de Macau-RN até Atins, no Maranhão, entre os dias 28 e 30 de outubro, também devem ser afetadas. A previsão é que o fenômeno seja registrado a partida noite desta segunda.
Segundo a Marinha do Brasil, a causa do evento se dá por conta do avanço de um sistema de ondas de longo período (marulhos) vindos do Hemisfério Norte, podendo provocar agitação marítima com condições favoráveis à ocorrência de ressaca.
Ver todos os comentários | 0 |