O presidente da Câmara Municipal de Teresina, o vereador Jeová Alencar, afirmou nesta sexta-feira (11) que os vereadores da base do prefeito Firmino Filho (PSDB) vão ter dificuldades em se reeleger e que alguns vão para o “suicídio político".
Jeová Alencar está filiado ao PSDB, mas quando ocorrer a janela partidária no próximo ano, ele pretende se filiar ao MDB. O parlamentar explicou que com o fim das coligações proporcionais, os vereadores que continuam na base de Firmino vão ter muito mais dificuldade para se reeleger.
- Foto: Lucas Dias/GP1Jeová Alencar
“Eu tenho dito que nunca foi tão difícil se eleger na base como vai ser essa eleição, eu não acredito que se tenha como irrigar os partidos da base para fazer pelo menos 80% dos vereadores. Eu acredito que dos 22 vereadores da base, pelo menos 10 não conseguirão sua reeleição. Não por falta de competência ou por falta de votos, mas por que eu não vejo como se irrigar um partido com 8 vereadores de mandatos para fazer seis. Vai ter muito suicídio político”, alertou.
A reforma política acabou com coligação proporcional para a disputa para o cargo de vereador, então muitos partidos precisam formar chapas fortes e isso acaba sendo impulsionado se a legenda tiver um candidato próprio para a disputa pela prefeitura. Com essas mudanças, Jeová Alencar acredita que muitos vereadores que continuam na base do prefeito vão para um “suicídio” político.
“Vai ter um partido aí com sete vereadores, o máximo que se pode fazer é de 2 a 3, então vai ter muito suicídio político. É um tema muito polêmico, que está se debatendo muito, mas pode ter certeza que irá acontecer na base do prefeito Firmino Filho”, disse Jeová Alencar.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Arcoverde não descarta reivindicar vice em chapa apoiada por Firmino
Firmino Filho diz que é legítimo aliados lançarem candidatos em 2020
Firmino Filho diz que tem lista com 10 possíveis candidatos para 2020
Ver todos os comentários | 0 |