Nessa quarta-feira (11), o presidente Michel Temer (MDB) sancionou o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), através de um desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A proposta foi apresentada pelo próprio Ministério da Educação e prevê a criação de 221 cargos efetivos de técnicos-administrativos em educação, 47 cargos de direção, 265 funções gratificadas e oito funções comissionadas de coordenação de curso, com recursos anuais estimados em R$ 13,5 milhões.
O deputado federal Paes Landim (PTB) foi um dos parlamentares que lutou pela criação da universidade e afirmou ao GP1 que a sanção da lei é uma grande vitória. “É um projeto vinha tramitando a cerca de dois anos no Congresso, foi aprovado há cerca de 14 dias e o Temer sancionou. Desde o governo passado que eu venho falando sobre isso com a presidente Dilma Rousseff. Ela mandou a mensagem para o Congresso e hoje o Michel Temer sancionou. Isso vai ajudar essa cidade histórica que é Parnaíba, para recuperar a sua saga do passado, uma cidade rica, culta e civilizada. Essa foi uma grande luta minha”, afirmou.
- Foto: Facebook/Paes LandimNessa quarta-feira (11), o presidente Michel Temer (MDB) sancionou o projeto de lei
O projeto prevê que a UFDPar será vinculada ao Ministério da Educação, terá sede e foro na cidade de Parnaíba. Dessa forma o campus de Parnaíba da UFPI passa a integrar a UFDPar, tendo como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional.
A proposta foi sancionada com a presença de Paes Landim, Júlio Arcoverde (Progressistas) e Ciro Nogueira (Progressitas). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o senador comemorou a aprovação.“É uma universidade que servirá e muito para o desenvolvimento de uma região tão importante e que irá ajudar a cidade de Parnaíba”, destacou o senador.
Ver todos os comentários | 0 |