Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmera flagra policial militar em fuga após homicídio em Teresina

De acordo com o delegado Barêtta, o soldado Ivaldo será indiciado pelos crimes de homicídio tentado e consumado e por peculato-furto.

O GP1 teve acesso na tarde desta terça-feira (10) a um vídeo que mostra o momento de chegada e fuga do soldado Ivaldo Vieira do local do crime, onde Cosme Damião foi assassinado com vários tiros no dia 10 de outubro de 2017, no bairro Renascença II, zona sudeste de Teresina. As imagens revelam o instante em que o PM se aproxima da residência da vítima em uma moto, que foi furtada do depósito da Policia Civil, localizado no bairro Saci.

O diretor do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa, delegado Francisco Costa, o "Barêtta", contou à nossa reportagem que após a prisão do policial, realizada na manha de hoje (10), foi feito um interrogatório com 25 questões, detalhando todo o esqueleto da investigação, inclusive com provas, mas o policial afirmou que não matou a vítima.


“Ele foi ouvido e negou toda a participação, como era de se esperar. Ele foi interrogado, agora nós não temos dúvida, pois temos o vídeo dele chegando no local do crime com a motocicleta que ele subtraiu do depósito. Ainda não temos a motivação do homicídio. 'Lá’ foi um crime de execução e atentou contra a vida da mãe do rapaz”, disse Barêtta.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado BarettaDelegado Baretta

Nas imagens divulgadas, é possível ver o soldado fugindo de capacete, mas logo em seguida ele retira o equipamento de segurança. Logo atrás está o pai da vítima, que o persegue. Conforme o diretor da DHPP, Cosme Damião já havia sido preso. “Estamos apurando um crime de homicídio, não é um crime de legítima defesa, mesmo que o rapaz tivesse roubado ele, nós não podemos fazer justiça com as próprias mãos”, enfatizou o delegado.

Ainda segundo o Barêtta, Ivaldo Vieira da Silva Filho deverá responder um inquérito também na Polícia Militar, pois ele é acusado de ter furtado uma motocicleta do depósito da Polícia Civil para realizar a ação. O soldado será indiciado pelos crimes de homicídio tentado e consumado, e por peculato-furto.

Descrição dos fatos

O delegado Barêtta explicou como ocorreu detalhadamente o homicídio. O soldado da PM-PI chegou às 19h, no bairro Renascença II, e Cosme estava na porta da própria casa, sentado em cima da motocicleta do pai dele, mexendo no WhatsApp. “Ele [Ivaldo] chegou e falou: ‘e aí, safado?!’, e em seguida foi disparando. A mãe da vítima tinha acabado de entrar em casa, retornou e viu o soldado atirando no filho dela. Ela foi para cima dele, entraram em luta corporal, ele ainda disparou contra a mulher. A mãe de Cosme relata que a arma caiu no chão e ele ainda conseguiu pegar. Depois disso, ele deixou a moto no local e fugiu correndo”, finalizou o delegado.

Relembre o caso

Um jovem identificado como Cosme Damião dos Santos Neto, de 21 anos, foi executado com vários tiros no dia 10 de outubro de 2017, no bairro Renascença II, zona sudeste de Teresina. A mãe do rapaz, Luciana de Sousa Santos, que ele tinha várias passagens pela polícia, tentou salvar o filho e acabou sendo baleada no peito, mas resistiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.