Após o prefeito Firmino Filho publicar um vídeo onde ele afirma testar o “novo modelo de integração de ônibus da capital”, o GP1 recebeu denúncias de usuários do transporte público, que reclamam de ônibus quebrados e grande diminuição da frota de veículos nos finais de semana.
No último sábado (23), enquanto o prefeito dizia estar “observando as necessidades dos usuários” a fim de “aprimorar” o serviço em Teresina, usuários flagraram dois ônibus do consórcio Transcol quebrados no terminal de integração do Bela Vista. A denúncia foi feita por Erivan Muniz, que utiliza o transporte coletivo diariamente.
“Quando eu cheguei no terminal tinha um carro de outra linha quebrado. Aí depois chegou o do [bairro] Eduardo Costa e o motorista anunciou que o carro estava quebrado. Depois que a gente fez muito 'auê', o fiscal pegou um carro que ia para o Porto Alegre, que tinha acabado de chegar no terminal. Aí ele desligou o itinerário e mandou que todos embarcassem para o Eduardo Costa”, afirmou Erivan.
Os usuários também se sentem prejudicados com a pouca quantidade de ônibus nos fins de semana e feriados. Durante a semana são quatro veículos circulando, nos fins de semana, apenas dois. De acordo com Erivan, caso um ônibus chegue a quebrar, os usuários passam horas aguardando outro veículo.
Uma planilha enviada ao GP1 mostra que o último ônibus da linha Eduardo Costa, na zona sul, sai do bairro às 20h40, chegando ao terminal do Bela Vista às 21h30. Caso o usuário não consiga chegar em tempo no terminal, não consegue pegar outro ônibus para casa.
“No final de semana o transtorno aumenta. Dia de sábado rodam apenas dois ônibus. São os que fazem linha por dentro do bairro Santa Clara, Porto Alegre, que vai pela BR. Quando um dos carros quebram, só fica um. Foi o que aconteceu, quebrou um [que faz linha para o bairro] Eduardo Costa”, disse Erivan.
“Ao procurar o fiscal, o fiscal disse que tinha que esperar outro carro chegar da garagem. Eu questionei porque o outro ônibus que estava lá no fundo do vídeo estava parado, ele disse que era o reserva, mas que o reserva também estava quebrado. Estava lá para fazer de conta caso a mídia chegue para filmar, para dizer que tem um carro reserva”, continuou o denunciante.
Outro lado
Procurada na tarde desta segunda-feira (26), a Transcol negou que o carro reserva estivesse quebrado e afirmou que o problema foi solucionado sem que os usuários tivessem prejuízo.
“Nós disponibilizamos no próprio terminal dois carros reservas. Os carros foram substituídos imediatamente. A população não teve prejuízo. Nós disponibilizamos dois carros em cada terminal. É um fato inusitado, mas foi resolvido de forma pontual, de imediato”, afirmou o gerente de tráfego Williame.
Ver todos os comentários | 0 |