Os vereadores de Teresina repercutiram, na manhã desta quarta-feira (07), a denúncia feita pelo presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar, de que o prefeito Firmino Filho não está liberando as emendas parlamentares da oposição. O vereador Dudu afirmou ainda que o caso pode levar ao impeachment do prefeito.
Em entrevista, Dudu disse que se o prefeito insistir em não cumprir com as emendas a Mesa Diretora vai ajuizar uma ação contra Firmino: “Convoquei o presidente Jeová e os outros vereadores para aprovar requerimento pedindo audiência com o prefeito para tratar só de emenda parlamentar e ele, insistindo em não cumprir, vamos ajuizar coletivamente uma ação de crime de responsabilidade pedindo a improbidade do prefeito Firmino porque descumprir a lei orçamentária é crime de responsabilidade”, afirmou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Edilberto Borges, o Dudu
De acordo com o parlamentar a ação pode resultar no impeachment do prefeito: “Esse país cassou uma presidente da República por descumprir o orçamento, então prefeito Firmino, crime de responsabilidade enseja também em cassação”, alertou.
Dudu explicou que desde 2014, Firmino vem descumprindo a liberação das emendas parlamentares: “ Em 2013, o prefeito Firmino mandou pra essa Casa uma proposta pra gente discutir a emenda impositiva e naquela época nós fizemos um acordo com o prefeito de não impor no orçamento de 2013 a emenda parlamentar e colocamos em 2014, impusemos que o orçamento de 2014 ia ter 0,5% destinado às emendas parlamentares, em 2015 seria de 0,75%, e em 2016 de 1%, mas prefeito Firmino simplesmente descumpriu todos os anos. Estamos em uma nova legislatura e o prefeito insiste em descumprir a Lei Orçamentária”, declarou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cida Santiago diz que Firmino está se vigando de vereadores
Jeová Alencar pode acionar Justiça contra Firmino para garantir emendas
Ver todos os comentários | 0 |