Representantes do Ministério da Educação (MEC) e professoras da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniram, na manhã da última terça-feira (30), com o prefeito de Picos, Pe. Walmir de Lima, e o secretário Municipal de Saúde, Junior Santos, para discutir políticas de integração entre o curso de Medicina e a rede de saúde.
Segundo o representante do MEC Fernando Fidelis, a visita consiste em conhecer a rede de saúde de Picos e as formas de integração dos profissionais e serviços de saúde com o curso. “O objetivo é conhecer o campus, a relação com as estruturas locais e regionais de saúde. Estruturas, cenários de prática, as formas de metodologias, como são aplicadas”, explica.
- Foto: Divulgação/AscomReunião entre o prefeito de Picos e representantes da UFPI e MEC
Para a coordenadora do curso de Medicina da UFPI, campus de Picos, a parceria entre Município e universidade tem sido exitosa no sentido de formar os futuros médicos, a partir dos cenários de prática locais. “O fato de a universidade está dentro dos serviços faz com que aponte e diagnostique o que a gente precisa melhorar”, considera.
“Trabalhamos com metodologias ativas de forma que a atenção básica do Município se torna campo de prática para os nossos alunos. Hoje, temos uma relação muito boa com a gestão municipal e a estadual. Há um amadurecimento muito grande dos gestores em relação à formação em saúde”, ressalta a professora.
O prefeito municipal, Pe. Walmir Lima, e o secretário de Saúde, Junior Santos, acompanhados do diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Bruno Luz, se colocaram a disposição para formalizar as parcerias existentes e fazer com que elas se consolidem por tempo indeterminado.
Ver todos os comentários | 0 |