O espaço utilizado como campo de futebol que ficava às margens do Rio Poti, na área que compreende o Parque Floresta Fóssil, em Teresina, foi transformado em bosque. Na manhã desta sexta-feira (23), mudas de árvores foram plantadas por 29 vereadores e ex-vereadores da Capital.
“Há um entendimento dos ambientalistas de que a presença desse campo de futebol nas proximidades do parque Floresta Fóssil tem contribuído para a degradação ambiental, principalmente do parque. Então, a Justiça Federal determinou que se fizesse o replantio da área, no sentido de que se protegesse essa floresta. Nós negociamos com a comunidade do São João, no sentido de que esse campo de futebol fosse deslocado para a fazendinha, a uns 3 km, e pudesse, sem conflito, ceder o espaço para que se atendesse a essa determinação judicial. Para que se tivesse um reconhecimento dos serviços prestados pelos vereadores de Teresina, nós tivemos a ideia de convidá-los a absorver o bosque dos vereadores no Parque, no sentido de que houvesse o reconhecimento público das atividades desses políticos na cidade de Teresina”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Olavo Braz.
O prefeito Firmino Filho, destacou a importância da ação. “Nós temos uma cidade que precisa ser cada vez mais verde e vamos fazer com que esse título seja muito nosso, isso depende de cada um de nós. Vamos explorar todos os espaços da cidade, é importante que nós tenhamos um compromisso cada vez maior, cuidando do nosso quintal, da nossa rua, da nossa calçada, para que o planeta como um todo fique cada vez melhor”, disse.
Para o vereador Jeová Alencar a medida vai contribuir para a recuperação e preservação do ambiente que integra o Parque Floresta Fóssil de Teresina. “As pessoas falam muito em aquecimento global e são atos simbólicos e simples como esses que a gente pode estar dando nossa contribuição e, a Câmara Municipal, poder público, não poderia fazer diferente. É com muita alegria que estamos aqui hoje participando e vendo a importância que é cuidar da natureza, que cada um faça sua parte em casa, no seu bairro, no seu município, em seu estado e em seu país”, declarou.
Ver todos os comentários | 0 |