O edital do vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), foi lançado na manhã desta quarta-feira (12) em uma solenidade no Palácio de Karnak, que teve início às 11h. Ao todo, serão ofertadas 3 mil vagas em 60 municípios do estado. O curso ofertado inicialmente é o de Administração de Empresas.
Segundo o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, serão R$ 26 milhões investidos com estrutura, pagamentos e materiais. “Esse dinheiro será utilizado para produzir e reproduzir o material bibliográfico como também para pagamento de bolsa dos professores, que teremos os tutores à distância e os tutores presenciais. Esse custeio vai ser também para que a gente possa fazer esse vestibular”, explicou o reitor.
O curso de Administração foi escolhido pensando na necessidade do estado. “Como a gente sabe que os pequenos negócio são iniciados, as empresas são abertas e termina falindo logo no primeiro ano por falta de administrador de empresa e por falta de contadores e o governador quer potencializar hoje quem mantém os empregos no estado são os pequenos negócios”, explicou o reitor da Uespi.
O governador Wellington Dias disse durante a solenidade que o programa fará com que o Piauí seja mais desenvolvido do ponto de vista da economia e que acredita que o Piauí está entre os estados que mais possuem estudantes no nível superior. "Nós nesse instante vamos fazer um levantamento de quantas pessoas temos fazendo ensino superior ou pós-graudação, é provável que a gente esteja entre os estados que tem, por habitante, mais pessoas fazendo curso superior", disse o governador.
O coordenador do Programa de Educação Por Meio de Mediação Tecnológica, Mário Ângelo, disse na solenidade que era a realização de um sonho poder ajudar trabalhadores e estudantes. “Essa é uma realidade que se coloca nesse momento para 60 novos municípios, mas que o próprio governo do estado já está projetando para universalizar em todos os municípios do estado do Piauí. É uma satisfação a realização desse quadro histórico do nosso estado”, afirmou.
A secretária de estado da Educação, Rejane Dias, disse que a ideia da UAPI surgiu com a intenção de utilizar a mediação tecnológica na educação. “Em nenhum lugar no país se utiliza realmente a mediação tecnológica no ensino superior como no estado do Piauí. Foi escolhido, a princípio, 60 municípios, mas a ordem do governador é chegar aos 224 municípios do estado do Piauí”, falou Rejane Dias.
As aulas estão previstas para terem início em Setembro e serão divididas em aulas à distância e aulas presenciais. Dentre os cursos que serão lançados futuramente estão o de Contabilidade, Turismo e Biblioteconomia, áreas que estão com mais carência no estado. A estrutura poderá ser utilizada também para formação técnica de nível médio e também para pós-graduação.
Ver todos os comentários | 0 |