O GP1 recebeu denúncia de um cidadão, que preferiu não ter a identidade revelada, sobre a quantidade de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina, Samu.
O denunciante obteve informações junto a funcionários do Samu que o serviço recebeu 10 ambulâncias, sete de unidade básica e três de unidade avançada, sendo que nove são financiadas pelo Ministério da Saúde e uma é custeada pela Fundação Municipal de Saúde. No entanto, deste número funcionam apenas quatro básicas e três avançadas.
A pessoa que denunciou avalia que, mesmo que as 10 ambulâncias estivessem em pleno funcionamento, não seria o suficiente para atender a demanda, considerando o grande número de atendimentos realizados pelo Samu diariamente. “Isso é devido ao aumento da população e aumento no número de acidentes, mas não há aumento na frota de ambulâncias”, relata o denunciante.
Outro lado
O GP1 procurou a Fundação Municipal de Saúde, que por meio da assessoria, informou que a quantidade de ambulância por cidade não é aleatória, mas sim definida pelo Ministério da Saúde de acordo com a população.
A assessoria disse ainda que o Samu tem um protocolo de atendimento que é de acordo com as normas de saúde e que o atendimento é feito levando em conta a gravidade do paciente através de uma triagem por profissionais treinados.
Ainda de acordo com eles, o Samu de Teresina possui 8 unidades básicas e 3 avançadas e confirmou que a Fundação está providenciando a compra de cinco novas ambulâncias.
Ver todos os comentários | 0 |