O deputado estadual Dr. Hélio (PR) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para que a Penitenciária Regional de Campo Maior receba o nome em homenagem ao agente José de Arimatéia Barbosa Leite que morreu após grave acidente na BR 135 , entre as cidades de Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro no dia 9 de agosto deste ano.
- Foto: Lucas Dias/GP1Dr Hélio
O nome da penitenciária já havia sido escolhido e receberia o nome de Nelson Mandela, mas houve muita repercussão negativa porque é o nome do ex-presidente da África do Sul, que lutou durante toda a vida pela emancipação do povo negro e pelo fim da segregação racial, o que fez com que ficasse preso por 27 anos. O secretário de Justiça Daniel Oliveira chegou a publicar um vídeo pedindo desculpas pela escolha do nome.
Dr. Hélio justificou o pedido afirmando que seria uma forma de homenagear o agente penitenciário José de Arimatéia, que trabalhou por 28 anos no cargo “sendo um exemplo de dedicação e compromisso com o trabalho, sempre atuando com hombridade e cumprindo com suas obrigações em consonância com os ditames legais” e que seria uma forma de “reconhecer o esforço e a imprescinbilidade da categoria”.
Destacou ainda que seria uma forma de reconhecer a “importância para a população do Estado do Piauí do trabalho realizado pelos agentes penitenciários do estado do Piauí para a sociedade piauiense desse modo, nada mais justo que a aludida classe seja homenageada com a denominação da penitenciária regional de Campo Maior com o nome de um de seus integrantes”.
Ver todos os comentários | 0 |