O Ministério Público do Trabalho, em ação conjunta com Polícia Rodoviária Federal e o Ibama, resgatou 25 trabalhadores que se encontravam em condições análogas à escravidão em um ponto de extração de madeira no município de São Francisco de Assis do Piauí. A ação ocorreu na tarde desta quarta-feira (24).
- Foto: PRF/PIAção resgata trabalhadores em São Francisco de Assis do Piauí
De acordo com agentes da PRF que foram ao local, os trabalhadores não tinham alojamento adequado, banheiro com o mínimo de condições de higiene, ou local para realizar refeições. Alguns deles dormiam na mata e não possuíam nenhum direito trabalhista.
Os trabalhadores informaram aos agentes que precisavam pagar o valor de R $ 250,00 por semana, pelo aluguel dos motosserras que usavam para o trabalho, além de custear o combustível utilizado. No local, foram apreendidos 8 motosserras, sem documentos que regularizasse a utilização.
- Foto: PRF/PIAlojamento dos trabalhadores
O Ministério Público determinou a interrupção imediata das atividades e a retirada dos trabalhadores do local. O proprietário do terreno foi identificado e comprometeu-se a comparecer à Sede da PRF em Floriano, onde prestará esclarecimentos ao membro do MPT. Todas as providências relacionadas à garantia dos direitos dos trabalhadores serão tomadas pelo MPT, inclusive garantindo o recebimento das indenizações e benefícios não pagos.
- Foto: PRF/PIUm dos trabalhadores resgatados
Ver todos os comentários | 0 |