As obras dos corredores segregados e exclusivos para ônibus estão sendo realizadas em várias regiões da Capital e a previsão é que pelo menos duas delas sejam concluídas até o mês de dezembro.
A Diretora de Transportes Públicos da Strans, Cintia Machado, afirmou que os serviços têm como objetivo priorizar o transporte coletivo, otimizando o tráfego de ônibus da seguinte forma: “Os ônibus vão poder circular sem obstáculos, diminuindo o tempo de percurso das linhas, melhorando o atendimento à população nessas vias que estão localizadas ao lado do canteiro central. As estações vão funcionar como abrigos, que serão acessados através de faixas de pedestres. A grande maioria delas estão próximas a sinais, onde já existem as faixas para pedestres”, explicou.
Ao todo, serão construídas 65 estações: Corredor Sul I (Avenida Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho), com 12 estações. Corredor Sul II (Avenidas Miguel Rosa e Professor Wall Ferraz), com 22 estações. Corredor Gil Martins, 05 estações. Corredor Leste (Avenidas Presidente Kennedy e João XXIII), com 18 estações, 14 na Avenida Kennedy e 04 estações na Avenida João XXIII. O Corredor Norte II (Avenida Duque de Caxias) contará com 08 estações.
Ainda de acordo com Cintia Machado, os corredores das Avenidas Barão de Gurgueia e Miguel Rosa deverão ser entregues primeiro. “Na verdade o foco são os corredores, que se estendem por toda a avenida. As estações estão em alguns pontos, dessa forma, nós vamos entregar a obra quando todo o corredor, incluindo as estações, estiver pronto. Assim os ônibus vão poder percorrer todo o percurso”, pontuou.
Além dos corredores segregados e exclusivos, serão criadas faixas preferenciais que vão interligá-los aos terminais nos bairros.
Ver todos os comentários | 0 |