Nesta quarta-feira (07) acontece o Seminário Caminhos da Ovinocaprinocultura, como parte das atividades do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, durante a 66ª Exposição Agropecuária do Piauí, Expoapi. O evento ocorre no Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde, localizado na BR 343, na saída de Teresina para Altos.
“O seminário tem como objetivo debater propostas de desenvolvimento para a ovinocaprinocultura e apresentar informações que contribuam para o avanço da atividade produtiva. Painéis, oficinas e palestras fazem parte da programação desse encontro”, comentou a gerente da Unidade Estadual de Agronegócio do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.
- Foto: Divulgação/AscomEspaço do Empreendedor Rural
Entre os temas tratados no seminário estão: perspectivas para a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura; bem-estar animal; nutrição de ovinos e caprinos; mercado local; padronização de cortes; caprinocultura de leite, entre outros assuntos.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, é fundamental que as entidades unam esforços para que o segmento da ovinocaprinocultura seja fortalecido e para que os produtores possam ampliar sua atuação.
- Foto: Divulgação/AscomEspaço do Empreendedor Rural é destaque na Expoapi
Produtores de municípios do norte e do sul do Estado estão participando do seminário e das outras atividades, por meio de caravanas viabilizadas pelo Sebrae no Piauí.
“Esse seminário está focado nos anseios do setor produtivo. As palestras atendem tanto a produtores iniciantes como os já inseridos no mercado. Nosso papel é promover a ovinocaprinocultura por meio de ações que mostrem que o setor é importante para economia e para a subsistência de diversas famílias”, destaca o presidente da Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos, Valter Neto.
Outras açãoes do Sebrae
Durante a Expoapi, o público poderá participar de oficinas realizadas pelo Sebrae como produção de palma forrageira; mini-processamento de hortaliças; culinária do caju; produção de galinha caipira; aproveitamento do alho na culinária; produção de geleia de caju; produção de licor e aproveitamento integral do caju.
Outro destaque da programação é a Feira de Produtos Agroecológicos, que ocorrerá quinta-feira (08), a partir das 16h00. Horticultores comercializarão hortaliças, frutas, verduras e legumes cultivados sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas.
Por meio de uma réplica de demonstração do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, PAIS, o público poderá conhecer como funciona essa tecnologia social, no que se refere ao aproveitamento de espaços e quintais produtivos, de forma integrada, com a criação de pequenos animais e utilização da água de forma racional.
Já no que se refere à gastronomia, o Sebrae realizará oficinas, palestras e consultoria focada no atendimento, boas práticas de manipulação de alimentos, além de consultoria de acompanhamento e orientação durante o evento.
As atividades do Sebrae acontecem no Espaço do Empreendedor Rural, que funcionará todos os dias de 17h00 às 22h00, exceto na quinta-feira (08) e sábado (10), que será de 08h00 às 22h00. A Expoapi segue até domingo (11).
Ver todos os comentários | 0 |