O prefeito Luciano Fonseca de Sousa decretou situação de emergência no município de Bertolínia, que se encontra afetada por desastres naturais relacionadas com a intensa redução de chuvas, em decorrência da estiagem. O decreto nº 014/2016 foi assinado no dia 14 de novembro e publicado no Diário Oficial dos Municípios.
Por conta da seca, a produção agrícola e pecuária está sendo afetada, tanto o consumo humano como animal. As chuvas do inverno até o presente foram insuficientes para a formação de estoques de água nos principais reservatórios, como açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e principalmente cisternas, um importante recurso para o suprimento da população rural com água potável.
- Foto: Facebook/FonsecaPrefeito de Bertolínia Luciano Fonseca
Conforme o decreto, a situação emergencial na área rural do município de Bertolínia é gradual e de evolução crônica, de nível III, de grande porte e grande intensidade, onde os danos e prejuízos causados são grandes, e contribuem para intensificar a estagnação econômica e o nível de pobreza do semiárido e, consequentemente, os desequilíbrios inter-regionais e intra-regionais.
Outros municípios
A mesma situação se estende também em outras cidades, como em Riacho Frio, Lagoa Alegre, Caxingó, Canto do Buriti e Caridade do Piauí. No município de Uruçuí também foi decretado emergencial, inclusive reconhecido pelo Governo Federal. Já em outras oito cidades, inclusive na Capital Teresina, a situação de emergência se deu por conta das queimadas.
Ver todos os comentários | 0 |