Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa realizada nesta quinta-feira (10), o deputado Antônio Félix (PSD) comemorou o lançamento do edital de licitação para a construção da Barragem de Castelo do Piauí, no rio Poti, orçada em R$ 370 milhões, que será lançada no próximo dia 29 de novembro.
“Houve um erro na licitação, com isso ela foi corrigida junto com o TCE, e agora no dia 29 vai ser feito o lançamento da licitação para a construção da barragem de Castelo do Piauí”, informou o deputado Antônio Félix. Além de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, a barragem vai beneficiar mais de meio milhão de habitantes, nas cidades de São João da Serra, Alto Longá, Prata do Piauí, Beneditinos, Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio, Novo Santo Antônio, Demerval Lobão e Teresina.
- Foto: Lucas Dias/GP1Antonio Félix
A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) - Contenção de Cheias, do Ministério da Integração Nacional, e será construída entre os municípios de Castelo e Juazeiro do Piauí. A barragem terá a capacidade de armazenamento de 2,6 bilhões de metros cúbicos de água e contará com estrutura – serão instaladas quatro turbinas - para a produção de 25MW de energia “limpa”.
A nova estrutura será a segunda maior do Piauí, com capacidade de armazenar 2,6 bilhões de metros cúbicos de água, ficando atrás apenas da Boa Esperança, em Guadalupe, que pode acumular um volume máximo de 5 bilhões de metros cúbicos. Além de abastecer as cidades via adutoras, as águas da Barragem de Castelo do Piauí serão utilizadas para geração de energia e implantação de projetos de piscicultura e agricultura irrigada. Outro objetivo é a contenção das enchentes em Teresina.
Ver todos os comentários | 0 |