O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, negou pedido para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conceder entrevistas de dentro da prisão, em Curitiba, onde cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
O pedido foi feito por um advogado de fora da defesa do petista. Ricardo Luiz Ferreira afirmou ao tribunal que a solicitação se justificaria pela defesa de liberdade de imprensa.
- Foto: Daniel Teixeira/Estadão ConteúdoEx-presidente Lula
Ao negar, o ministro cita manifestação do advogado de defesa de Lula, Cristiano Zanin, ao STJ, afirmando que o ex-presidente desautoriza "qualquer forma de representação judicial ou extrajudicial em seu nome que não seja através de seus advogados legalmente constituídos para representá-lo". A declaração foi feita em outro habeas corpus apresentado ao tribunal por advogado de fora da defesa do petista.
No último dia 11, a juíza Carolina Moura Lebbos, da Vara das Execuções Penais de Curitiba (12.ª Vara Federal), negou ao ex-presidente participação em entrevistas e debates e também vetou a saída de Lula da cadeia para 'participação presencial' na Convenção Partidária Nacional do PT.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
TSE nega pedido para declarar Lula inelegível antes de registro
Lula deixa de fazer comentários em TV alegando ser candidato
Ver todos os comentários | 0 |