Iniciou nesta segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe), cujo público alvo são pessoas com idade a partir de 60 e profissionais da saúde. A vacinação foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), doença que é caracterizada por complicações respiratórias semelhantes a da gripe. No entanto, o que deve funcionar como uma medida preventiva pode servir para a propagação do vírus, que, em pessoas idosas pode ser letal. Em Teresina, no primeiro dia a campanha já gerou aglomerações nas partes externas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), apresentando um grande risco para a população.
O GP1 se deslocou até algumas unidades da Capital. No bairro Dirceu II, localizado na zona sudeste da Capital, a UBS da região começou a fornecer a vacina somente por volta das 13h e antes disso, várias pessoas do grupo de risco ao covid-19 estavam aglomeradas.
A dona Clara conversou com o GP1 e disse que muitos idosos estavam aglomerados no Dirceu II desde as 11h da manhã de hoje e começaram somente a distribuir as senhas para a entrada depois das 13h. “Eu vim para me vacinar, era de manhã ainda, umas 11h. Quando cheguei já tinha gente aqui e depois de muito tempo deram as senhas para o povo entrar lá. A gente ficou aqui mesmo no meio do sol”, disse.
Campanha de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) segue até 22 de maio e tem como público alvo as pessoas maiores de 60 anos e as que trabalham na área da saúde. Em Teresina, as vacinas seriam distribuídas nas 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Integrado Lineu Araújo.
A finalidade da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade da população alvo, decorrentes das infecções pelo vírus causador das gripes influenza A, H1N1, H3N2 e influenza B. De acordo com um informe divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, a vacinação foi antecipada devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19), que é caracterizada por complicações respiratórias semelhantes a da gripe.
A FMS ressalta a importância da imunização das pessoas idosas, pois são mais suscetíveis ao vírus e possuem mais chance de agravamento de quadro, podendo correr risco de morte.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Campanha de vacinação contra gripe inicia nesta segunda em Teresina
Covid-19: Vigilância Sanitária de Teresina orienta estabelecimentos
Covid-19: número de estabelecimentos interditados sobe para 521 em Teresina
“Sairemos mais pobres, mas sairemos vivos”, diz Firmino sobre covid-19
Covid-19: comerciantes cumprem decreto e esvaziam ruas no centro de Teresina
Ver todos os comentários | 0 |