Estudo realizado pelo Trata Brasil coloca a cidade de Teresina na 84ª posição no ranking geral das 100 maiores cidades do país com acesso ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. O estudo aponta a Agespisa como a responsável pelo serviço, mas desde 2017, a zona urbana de Teresina é atendida pela Águas de Teresina.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Esgoto a céu aberto
Os dados são com base apenas nas 100 maiores cidades brasileiras. Em relação apenas a coleta de esgoto, a capital piauiense tem um dos piores índices, ficando na 92ª posição, com um índice de atendimento de apenas 23,49%. No caso do tratamento do esgoto, o índice fica em 14,63%.
Já em relação abastecimento de água, os dados são positivos, com 99,72% de atendimento. Segundo o estudo, há uma grande diferença em todo o país em relação ao abastecimento de água, que possui índices melhores, e os serviços de coleta de esgoto que estão longe de serem universalizados. Levando em consideração esses dados, Teresina ficou no ranking final na 84ª posição.
- Foto: Trata BrasilLista mostra as melhores e piores cidades em coleta de esgoto
No Brasil, apenas os municípios de Cascavel, no Paraná, e Piracicaba, de São Paulo, possuem 100% de coleta de esgoto. Outros dez municípios possuem índice de coleta superior ou igual a 98, e podem também ser considerados universalizados. A cidade com o pior serviço é Ananindeua, no Pará, com apenas 0,75% de coleta. O índice médio entre as 100 maiores cidades do Brasil é de 72,14%.
No caso do abastecimento de água, há 42 municípios brasileiros que possuem 100% de atendimento urbano, ou seja, possuem serviços universalizados. Além disso, 14 municípios atingiram atendimento superior à 99%. O mínimo que um município possui de atendimento urbano de água é 30,10%, que é o caso da cidade de Ananindeua.
Seis municípios apresentaram valor máximo 100% de tratamento de esgoto, e 16 municípios valores superiores a 80% sendo considerados universalizados. Três cidades brasileiras o tratamento de esgoto é de 0,91%. O indicador médio é de 54,33%.
Ver todos os comentários | 0 |