O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto, denunciou ao GP1, na manhã dessa sexta-feira (20), que o agente penitenciário Natanael Rego de Carvalho foi agredido no início da tarde dessa quinta-feira (19), por volta das 12h, dentro da sala da Chefia de Disciplina da Casa de Custódia, localizada na zona sul de Teresina, pelo o diretor da unidade prisional, tenente Jean Carlo Rodrigues Bezerra.
De acordo com informações repassadas por José Roberto, tudo começou quando a vítima questionou sobre uma reposição de horário. “Natanael é estudante de Direito e ele foi questionar uma escala, relativa a saída dele para a universidade no ano passado. Só que em 2017 não existia uma portaria regulamentando a reposição de horário, apesar de haver um estatuto do servidor público dizendo que tem que ter a reposição, mas cabe a unidade regulamentar isso através de portaria. Ele [tenente Jean] inventou 72h relativa as saídas deles no ano passado, e ele [Natanel] foi perguntar como ele vai pagar as 72h, já que não havia portaria. E o tenente respondeu: ‘você tem que me agradecer por eu deixar tu estudar, porque você nem direito tem’. Esse tenente tem que aprender que não é ele que faz o direito. Nisso ele chamou o agente de idiota, e o agente devolveu a palavra, ‘idiota é você”, após isso ele foi para cima do funcionário público”, contou.
- Foto: Divulgação/SinpoljuspiAgente Natanael
“A motivação para as agressões são autoritarismo, loucura, doença por parte do senhor, diretor, tenente Jean. Nunca na história do sistema prisional aconteceu esse tipo de situação foi a primeira vez. A categoria não aceita esse tipo de situação, não nos calaremos, não aceitaremos intimidação desse tenente, que se diz matador de gente e não deixa rastro. Ele tenta intimidar os agentes, utilizando-se de sua patente. Essa agressão foi à toda a categoria, não foi só no agente”, falou indignado, José.
- Foto: Divulgação/SinpoljuspiLaudo da agressão
Paralisação
José Roberto, presidente do Sinpoljuspi, revelou ao GP1 que está mobilizando toda a categoria para paralisarem as atividades a partir da madrugada dessa segunda-feira (23) na Casa de Custódia. “O estado do Piauí poderá botar a força pública possível, mas não iria intimidar nossa categoria. Não pararemos, enquanto o estado do Piauí não retirar, não destituir esse bandido [tenente Jean] que está afrete da Casa de Custódia. Se ele faz isso com um servidor público, imagine o que ele está fazendo com os presos”, finalizou.
Sejus
A Secretária de Justiça do Estado do Piauí (Sejus) informou que o fato foi um desentendimento pessoal entre eles [Jean e Natanael], e não institucional, mas como foi no ambiente de trabalho será verificado. A Sejus vai ouvir ambos os lados.
Ver todos os comentários | 0 |