Os presos dos pavilhões E, F G e H da Casa de Custódia de Teresina, localizada na BR 316, zona sul da Capital, iniciaram um motim na noite desse domingo (20). Os detentos atearam fogo em colchões e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.
De acordo com Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), vários presos ficaram feridos durante a motim, que já foi controlada.
- Foto: DivulgaçãoFogo na Casa de Custódia
A Secretaria de Justiça informou que a situação nos pavilhões E, F, G e H já se normalizou e 13 detentos sofreram ferimentos leves, mas receberam atendimento médico e passam bem.
Veja a nota da secretaria na íntegra
A Secretaria de Justiça do Piauí informa que as investigações preliminares apontam que a motivação principal para o motim na Casa de Custódia de Teresina, nesse domingo (20), foi o funcionamento do sistema de monitoramento por câmeras de segurança.
Nos quatro pavilhões atingidos pelo motim (E, F, G e H), pelo menos 30 câmeras foram destruídas. A Secretaria de Justiça continua apurando se há outros motivos para o motim e está investigando o distúrbio administrativa e criminalmente.
Treze detentos ficaram feridos levemente e receberam atendimento leve. Não houve mortes. A Secretaria de Justiça está reforçando a segurança no presídio, para manter a ordem, evitando, portanto, a ocorrência de novos distúrbios.
Serão aplicadas sanções disciplinares aos presos envolvidos. Atuaram na contenção do motim as equipes da Tropa de Choque da Polícia Militar, Bope, Rone, Comando de Operações Prisionais, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e agentes penitenciários.
Secretaria de Estado de Justiça do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |