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Saúde

Prefeitura de Teresina realiza preparativos finais para o Corso

Ano passado, o público foi de 300 mil pessoas e a organização espera chegar a 350 mil pessoas esse ano.

A contagem regressiva dá o clima e Teresina já se prepara para realizar o maior Corso do mundo. Faltam 10 dias para a festa e a Comissão Organizadora do Carnaval [COC] trabalha nos últimos detalhes para que o folião tenha garantia de que a festa será inesquecível. Ano passado, o público foi de 300 mil pessoas e a organização espera chegar a 350 mil este ano.

Para quem vai brincar em cima dos caminhões, é importante seguir as recomendações de segurança e levar a documentação do veículo e do motorista no ato da inscrição. Essa documentação é essencial para que a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, instituição que organiza o evento, possa ter o controle e, assim, garantir a segurança de todos.


O edital que rege as inscrições prevê que só serão permitidos veículos fabricados a partir de 1985.  Ainda como parte das estratégias de segurança, a Prefeitura de Teresina estabeleceu que cada veículo deverá ter o guarda-copo de madeira ou ferro, com no mínimo 1,20m de altura, e todos os motoristas serão submetidos a teste do bafômetro antes e durante o percurso. O uso de banheiros químicos será obrigatório e só será permitido o uso de bebidas em lata e plástico.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Corso que foi realizado em 2016Corso que foi realizado em 2016

"Estamos nessa nova edição com a ideia de que possamos levar mais segurança para a população, assim como nos últimos anos. É uma festa que a população abraçou e estamos com todos os preparativos para que tudo ocorra de forma tranquila. Estamos esperando mais inscrições na última semana. O Corso, hoje em dia, é destinado a caminhões, justamente, para garantirmos essa segurança. Por isso exigimos que seja colocado um guarda-corpo, que seja apresentada a documentação tanto do caminhão como do condutor do veículo e esse condutor será fiscalizado pela polícia para que não beba nenhum tipo de bebida alcoólica ou use qualquer entorpecente, e exigimos também que seja colocado banheiro químico em cima do caminhão", explica Marlon Rodner, coordenador de Música da Fundação Monsenhor Chaves e membro da COC.

Uma mudança foi acertada para garantir mais espaço na concentração. Agora, os caminhões ficarão concentrados na Ponte da Primavera e na avenida Petrônio Portela, no sentido leste/norte.

"A mudança é para fluir mais o trânsito no local. É na concentração que o Corso começa porque lá já está todo mundo brincando. Começamos às 15h e, por conta da grande quantidade de gente, tanto em cima dos caminhões como no chão, os veículos vão em velocidade de mais ou menos 30km/h ou 40km/h. Então, a concentração é na Ponte da Primavera, pegando a Petrônio Portela no sentido leste/norte, descendo para a avenida Raul Lopes. Se houver necessidade, vamos colocar em fila dupla. Nesses dois últimos anos o evento começou realmente 16h e fluiu bem", afirma Marlon Rodner.

10 coisas que você precisa saber sobre o Corso:

1 - INSCRIÇÕES

As inscrições dos caminhões estão sendo realizadas, das 7h30 às 13h30, na sede da Fundação Monsenhor Chaves, localizada na rua Félix Pacheco, 1440, Centro/Sul.

A pessoa responsável deve levar toda a documentação do caminhão e do motorista que vai guiar o veículo durante o evento. Além disso, dar informações gerais sobre a proposta de decoração, o tema, e os itens exigidos (guarda-corpo, banheiros químicos).

2 - CONCENTRAÇÃO

Os veículos poderão se posicionar a partir das 12 horas do dia 18 de fevereiro na avenida Petrônio Portela, iniciando em frente a Polipedras, no sentido Leste/Centro. O evento começa às 16h do sábado (18) e os veículos deverão transitar em faixas estabelecidas e sinalizadas pela organização do Corso, através das grades de proteção.

De acordo com Diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, a mudança no local da concentração foi realizada para melhorar a fluidez no trânsito. “Resolvemos fazer essa mudança para oferecer mais segurança para as pessoas que vão participar do Corso”, acrescentou.

3 - PERCURSO

O percurso será por toda a extensão da avenida Raul Lopes, a partir da ponte da Primavera, passando pelo Shopping Rio Poty e a dispersão acontece a partir do primeiro balão do Shopping Riverside, sendo proibido estacionar a partir deste ponto.

4 - BARRAQUEIROS

Foi intensa a procura para inscrições de ambulantes e vendedores que pretendem usar o espaço e comercializar bebidas e comidas na área que corresponde a Avenida Raul Lopes durante o Corso 2017. Ao todo, 400 fichas foram cadastradas pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste). As inscrições foram  encerradas na última sexta-feira. Neste ano, por orientação do Ministério Público, o número de inscrições foi limitado.

5 - INCLUSÃO

Assim como nas outras edições, as majestades do Carnaval serão presença certa no evento, com uma novidade. Além dos tradicionais Rei e Rainha do Carnaval, os da terceira idade e da acessibilidade, esse ano o Corso será abrilhantado com a presença da Rainha Trans. As majestades representantes da folia serão escolhidos na festa que acontecerá nesta sexta-feira (10).

6 - SAÚDE

Uma ambulância do SAMU e motolancias estarão no local para atender possíveis demandas e para, caso necessário, fazer o deslocamento do paciente para os hospitais da região, que estarão preparados para atender as demandas. Principalmente o Hospital da Primavera, que é o mais próximo da festa.

Quanto à fiscalização dos alimentos a venda no evento, a Vigilância Sanitária do município estará presente. “Serão levados em conta fatores como o manuseio dos alimentos, o uniforme dos vendedores, assim como o acondicionamento dos produtos”, conta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.

Ela explica que os vendedores devem estar uniformizados, usando avental, touca e luvas. O responsável pelos alimentos não deve manipular dinheiro nem usar nenhum tipo de adorno. “Pratos e talheres devem ser descartáveis e, para garantir que não haja reutilização, aconselhamos os clientes a destruir estes utensílios logo após seu uso, bem como quebrar os palitos de churrasco”, aconselha Amariles Borba.

7 - SEGURANÇA

A Comissão Organizadora do Carnaval, mais uma vez, trabalha em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Portanto, o Corso terá a segurança maciça da PM, além de segurança particular.

8 - MEIO AMBIENTE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiental e Recursos Hídricos (Semam) está se articulando junto às ONGs Emaús Trapeiros e Mais Vida para realizar uma série de ações estratégicas. A atuação se dará tanto no aspecto da educação quanto da compensação ambiental.

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam fará a distribuição de material educativo, além de levar uma mostra de produtos feitos a partir de materiais recicláveis, criados por artesãos e artistas locais.

A Associação Emaús Trapeiros de Teresina, por sua vez, ficará responsável pela triagem do lixo recolhido, fazendo a contabilização da quantidade resíduos de metal, papel e plástico, devendo, ao fim, repassar os dados à Semam.

9 - TURISMO

O aspecto turístico é um dos principais a serem levados em conta durante o evento. Esse ano, espera-se um público de 350 mil pessoas. Em relação especificamente aos turistas que estiveram no Corso ano passado, a pesquisa apontou um crescimento de 52,8% em relação a 2015, evoluindo de 37.500 visitantes para 57.300, sendo que, em 2015, 40% chegaram exclusivamente para o Corso e, em 2016, esse número cresceu para 74,1%, demonstrando que o evento tem um forte poder de captação de fluxo.

10 - TRANSPORTE

Por ser o maior evento da cidade, em se considerando a aglomeração de pessoas, recomenda-se que as pessoas vão para o evento utilizando o transporte público ou os serviços de táxi e mototáxi. No final do percurso, serão dispostos pontos de táxi e mototáxi também para que os foliões possam ir para casa em segurança.

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