Mais de 130 pessoas morreram de covid-19 no Piauí em apenas uma semana, segundo o painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), atualizado na noite desta terça-feira (23).
De acordo com a Sesapi, 136 piauienses morreram por conta do coronavírus em um intervalo de sete dias. Até 16 de junho, o estado registrava 398 óbitos, número que hoje, sete dias depois, é de 534. Isso representa um crescimento de aproximadamente 34% em uma semana.
A quantidade de casos confirmados também cresceu significativamente: em uma semana, o número passou de 11.559 para 16.227, ou seja, 4.668 novos diagnósticos positivos em sete dias.
A capital, Teresina, é o epicentro da pandemia, com 301 mortes e 6.305 casos já confirmados da doença.
Maioria das vítimas apresentava comorbidades
Ainda de acordo com a Sesapi, apenas 8,37% das pessoas que morreram por covid-19 não apresentavam comorbidades. Isso demonstra que, das 534 vítimas da doença no Piauí, 91,63% possuíam doenças relacionadas.
O gráfico da Sesapi informa que a maioria destas pessoas sofria de algumas destes problemas se saúde: cardiopatia/hipertensão, diabetes, pneumopatia, doença neurológica crônica ou neuromuscular, problemas renais, obesidade, neoplasia, imunodepressão, asma, doença hematológica, doença hepática, e síndrome de down.
Cidades com casos confirmados
Segundo o painel epidemiológico, o número de cidades no Piauí com casos confirmados de covid-19 também cresceu. Uma semana atrás, 186 municípios piauienses possuíam pessoas infectadas, agora, 197 já registram casos positivos da doença causada pelo novo coronavírus. Em relação aos óbitos, atualmente, dos 224 municípios piauienses, 73 já resgistram mortes por covid-19.
Confira aqui o mapa do novo coronavírus no Piauí.
NOTÍCIA RELACIONADA
Piauí ultrapassa 16 mil casos confirmados do novo coronavírus
Ver todos os comentários | 0 |