Uma operação deflagrada pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) de Timon resultou na prisão de um homem identificado como Laercio Augusto Oliveira Dias, considerado o líder da facção criminosa Bonde dos 40 no município maranhense. Ele foi encontrado na manhã desta quarta-feira (16) em um condomínio no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina.
Durante a ação, que contou com o apoio do GAECO de Timon e da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), os policiais apreenderam droga e uma quantia em dinheiro no valor R$ 31 mil.
- Foto: Divulgação/DENARC-MAMaterial apreendido na ação conjunta do DENARC com a DEPRE
De acordo com o delegado titular do Denarc, César Veloso, as investigações sobre o caso foram iniciadas no mês de março deste ano com a prisão em flagrante do investigado, que foi encontrado com bastante cocaína.
“Chegou a informação que ele tinha assumido o comando do tráfico em Timon por conta da prisão do primo dele, o Leo Gordinho, que é assaltante de banco. Ele tomou de conta dos objetos pessoais e passou a ostentar riqueza, com um patrimônio incompatível, comprando carro de luxo e fazendo reforma em casas. Foi realizado todo levantamento, foram colhidas outras provas e se constatou a participação dele na associação criminosa, onde ele é tido como um dos líderes, inclusive, com envolvimento em homicídios”, explicou.
Em posse do mandado de prisão contra Laercio, na manhã de hoje, o Denarc, com o apoio do Gaeco e da DEPRE, localizou o acusado em seu apartamento, na região do bairro Dirceu, na zona sudeste em Teresina, onde realizaram sua prisão. Os policiais também cumpriram um mandado contra a esposa dele, que estava no apartamento na ocasião. “Nós tínhamos a informação que ele pernoitava em Teresina e contamos com o apoio do pessoal da DEPRE, tanto do delegado Luciano Alcântara, como do delegado Eduardo Aquino, que de imediato fizeram as ações que resultaram nas apreensões de R$ 31 mil, um corolla e uma arma de fogo”, acrescentou.
Em entrevista ao GP1, o delegado Eduardo Aquino informou que o material apreendido em Teresina foi encaminhado para a sede da DEPRE, onde foi realizado o flagrante, e as investigações vão continuar com o DENARC.
- Foto: Alef Leão/ GP1Delegado Eduardo Aquino
“Ele e a mulher estão sendo autuados na DEPRE e vão ser colocados à disposição da Justiça. Foram encontrados 31 mil reais em dinheiro e as investigações apontam que esse valor é em decorrência da venda de entorpecentes, mas, infelizmente, a quantidade de entorpecente encontrada foi pequena, no entanto, a gente sabe que o meio de vida desse pessoal é o tráfico de drogas, que é o braço forte da facção. Essa investigação continua correndo pelo DENARC e nós demos esse apoio”, acrescentou.
Ainda de acordo com o delegado César Veloso, o dinheiro apreendido será incluído no inquérito, que ainda possui outros alvos que estão sendo investigados. “Esse dinheiro vai ser encaminhado para cá, para que a gente possa concluir o inquérito, mas vai ser depositado em conta judicial. Além da companheira dele, outra pessoa também foi presa. Ela já tinha uma condenação por tráfico de drogas e também estava envolvida com ele. Tem mais pessoas envolvidas e a gente está trabalhando de forma fracionada”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |