O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou a morte encefálica do jovem Francisco das Chagas Júnior, na noite desta quarta-feira (29). O protocolo foi encerrado às 18h38min, após o último exame.
Imagem: Divulgação/FacebookFrancisco das Chagas Júnior
A assessoria do hospital enviou boletim médico informando que o jovem não reagiu aos estímulos. O protocolo foi aberto hoje por volta do meio dia, após os médicos detectarem ausência de reflexos de tronco encefálico, depois da retirada dos sedativos.
O jovem deu entrada no Hospital por volta da meia noite do domingo (26), junto com o amigo Jader Damasceno, que atualmente está no Hospital São Marcos. Francisco chegou ao HUT com fratura de fêmur e tíbia direita, luxação do tornozelo direito, além de traumatismo craniano com hemorragia cerebral e lesão axonal difusa. Os exames também apontavam fraturas múltiplas na face e midríase fixa bilateral, quando a pupila não reage mais a estímulos.
Confira o boletim:
É com muita tristeza que a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) comunica a confirmação da morte encefálica do paciente Francisco das Chagas Júnior após o fechamento do protocolo com a realização do último exame clínico às 18h38min.
Após a detecção de ausência de reflexos de tronco encefálico, depois da retirada de sedativos, a equipe médica do HUT avaliou o quadro e decidiu abrir o protocolo de morte encefálica, ao meio dia de hoje (29). O protocolo, conforme a resolução n° 1.400, de 08 de agosto de 1997, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é composto por duas avaliações clínicas neurológicas e um exame de imagem confirmatório. Todas avaliações deram compatíveis com parada de atividade circulatória cerebral, ou seja, confirmando assim o diagnóstico de morte encefálica.
Júnior deu entrada no HUT aproximadamente a meia noite, do dia 27, com quadro de fratura de fêmur e da tíbia direita, além de traumatismo craniano com hemorragia cerebral, lesão axonal difusa e fraturas múltiplas de face. Ele apresentava midríase fixa bilateral, quando a pupila não reage mais a estímulos. Todos os exames e procedimentos foram realizados, sendo imediatamente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu internado até hoje.
O acidente
Francisco Júnior, o irmão Bruno Queiroz e o amigo Jader Damasceno estavam em um carro modelo Fusca na Avenida Miguel Rosa, quando foram colhidos por outro veículo modelo Corolla, que invadiu o sinal vermelho em alta velocidade, na noite de domingo (26).
Bruno, que conduzia o Fusca, teve morte imediata, enquanto o motorista do Corolla, Moacir Moura da Silva, fugiu do local sem ferimentos. Policiais Militares conseguiram prender Moacir e encaminhá-lo à Central de Flagrantes de Teresina. No dia seguinte foi liberado após adiência de custódia e deve pagar fiança de R$ 7.040,00.
Os dois feridos foram encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina com traumatismo craniano e fraturas pelo corpo.
Ver todos os comentários | 0 |