O Governo Federal já retirou quase 800 mil famílias do programa de assistência social Bolsa Família somente este ano de 2015. A informação foi publicada ontem (11), no site da Revista Veja.
Sem anúncio nem alarde, o governo federal começou a passar a tesoura nos programas sociais. O Bolsa Família é um dos programas carros-chefe da administração petista, mas vem sofrendo cortes desde o mês de maio. Ao todo, 782.313 famílias em todo o país, não recebem mais o benefício.
Imagem: Leo Caldas/VEJAOs novos retirantes
A seleção é feita através de comparações de dados das famílias beneficiárias, com informações do INSS e Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), por exemplo. A intenção é verificar se as famílias possuem bens incompatíveis com o teto da renda admitido aos beneficiários (até R$ 154,00 por membro da família). O limite dificulta, por exemplo, a compra de um carro. Quem acumula benefícios também é excluído do programa, assim como aqueles que recebem aposentadoria rural de um salário mínimo.
Pescadores que recebem o seguro-defeso (pago no período de procriação dos peixes) também são impedidos de receber o Bolsa Família. A proibição surgiu após portaria criada pelo governo federal no mês de maio. Isso atingiu principalmente cidades que vivem basicamente da pesca, como Saubara (BA), que teve corte de quase 70% dos beneficiários do programa.
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |