O Governo do Estado do Piauí publicou decreto reconhecendo situação de emergência em 40 municípios piauienses que estão sofrendo com a seca. O decreto de nº 16.987 é do dia 19 de janeiro e todos os municípios receberão ajuda para enfrentarem o problema.
A irregularidade das chuvas em 2016 e no início deste ano fez com que vários municípios decretassem situação de emergência. Levantamento realizado pelo IBGE aponta que houve uma queda de 50% na safra agrícola e uma redução de 100 mm a 200 mm na precipitação pluviométrica. Vários reservatórios de água estão abaixo dos 30% de sua capacidade.
O decreto informa ainda que o Governo já recebeu “inúmeras solicitações dos prefeitos e autoridades municipais de pedidos de ajuda/socorro de atendimento de água potável para consumo humano e animal, cestas básicas e forragem” e que a situação foi agravada, pois a estiagem já vem ocorrendo há alguns anos.
Agora a Defesa Civil e os órgão da Administração Pública serão acionados para, de acordo com as suas competências, ajudarem os municípios que estão nessa situação. O decreto tem um prazo de 180 dias.
- Foto: Diário do Estado do PiauíMunicípios em emergência
Ver todos os comentários | 0 |