O deputado estadual licenciado e atual secretário de Turismo do estado, Flávio Nogueira Júnior (PDT), encaminhou resposta à matéria intitulada “Projeto de lei prevê criação de quatro regiões turísticas no Piauí”, publicada pelo GP1 no dia 16 de novembro deste ano. Conforme a publicação, o deputado estadual B. Sá (Progressistas) solicita a criação de quatro regiões turísticas no território piauiense com a instituição dos polos da Costa do Delta, Teresina Capital, Oeiras Fundação e Origens.
No entanto, de acordo com Flávio Júnior, o Piauí já foi dividido em sete regiões destinadas ao turismo. “Inicialmente eram 127 municípios considerados turísticos, em 2016 ficou com 35. Em 2017, houve outro remapeamento e o Piauí aumentou o número para 70 municípios. Este ano, diminuiu para 30 devido a exigência dos critérios estabelecidos pelo MTur para os municípios”, explicou o deputado.
- Foto: Alef Leão/GP1Flávio Nogueira Junior
Ainda de acordo com o deputado pedetista, Flávio Júnior, o governo tem buscado apoios e recursos para impulsionar o potencial turístico em todo o estado. “O Piauí já recebeu o Selo + Turismo, certificação que permite o estado piauiense solicitar recursos, junto aos bancos de desenvolvimento, para o financiamento de obras de infraestrutura no setor. O Selo identifica que os planos e projetos foram analisados e estão alinhados com o Programa do Ministério”, pontuou o deputado Flávio Júnior.
O Ministério do Turismo reconhece sete polos turísticos no Piauí, são eles: Polo Teresina, Polo das Águas, Polo Histórico Cultural, Polo das Nascentes, Polo Costa do Delta, Polo Aventura e Mistério e Polo das Origens.
Entenda o caso
A Assembleia Legislativa do Piauí recebeu no dia 13 de novembro deste ano um indicativo de projeto de lei do deputado estadual B. Sá solicitando a criação de quatro regiões turísticas no território piauiense.
Caso aprovado, o texto propõe a instituição dos polos turísticos da Costa do Delta, Teresina Capital, Oeiras Fundação e Origens. Para o parlamentar, essas regiões possuem maior potencial de retorno ao estado e são destaque no cenário turístico piauiense.
NOTÍCIA RELACIONADA
Projeto de lei prevê criação de quatro regiões turísticas no Piauí
Ver todos os comentários | 0 |