A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos solicitou ao Departamento de Estado, nessa quarta-feira (17), todas as comunicações entre o Governo Biden e autoridades brasileiras sobre ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada ao bloqueio ou banimento de perfis nas plataformas digitais.
Também foi solicitada toda a comunicação entre os funcionários do Departamento de Estado e o corpo diplomático norte-americano que atua no Brasil, que possa estar relacionada com o tema.
O Departamento de Estado é o principal órgão do governo norte-americano responsável pela política externa do país.
O requerimento é assinado pelo deputado republicano Jim Jordan, aliado do ex-presidente Donald Trump, e estabelece o prazo de até 30 de abril para a entrega das comunicações.
No documento, Jim Jordan afirma que a Comissão quer apurar se o Poder Executivo coagiu ou conspirou com empresas e outros intermediários para censurar discursos legais. O parlamentar destacou que tem observado governos de outros países, incluindo o do Brasil, que, segundo ele, tentaram censurar discursos nas plataformas on-line.
Ver todos os comentários | 0 |