O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma exigência nesse sábado (30) aos países membros do Brics, alertando que devem evitar a criação ou o apoio a novas moedas que possam substituir o dólar americano. A proposta de uma moeda do Brics, defendida pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi diretamente abordada por Trump, que afirmou que, caso os países do bloco sigam com essa ideia, enfrentariam tarifas de 100% sobre suas exportações para os EUA.
O Brics é um agrupamento de economias emergentes composto por 10 países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos novos membros Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Durante uma reunião do Brics realizada em outubro, em Kazan, na Rússia, Lula destacou a importância de desenvolver métodos alternativos de pagamento, visando reduzir a dependência do dólar nas transações internas do bloco. Com o Brasil assumindo a presidência do Brics em 2025, o governo brasileiro pretende acelerar essa iniciativa. A proposta inclui fortalecer o Novo Banco de Desenvolvimento, presidido por Dilma Rousseff, e criar um mecanismo de compensação de pagamentos utilizando moedas locais.
Apesar das declarações de Trump, tanto a Presidência da República quanto o Ministério das Relações Exteriores do Brasil ainda não se manifestaram oficialmente sobre as exigências do presidente americano.
Ver todos os comentários | 0 |