Fechar
GP1

Mundo

Candidato de direita, Santiago Peña é eleito presidente do Paraguai

O Partido Colorado segue sua hegemonia na política paraguaia, mantendo a direita no poder do país.

O candidato governista Santiago Peña, do Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai nesse domingo (30). Peña alcançou mais de 43,04% dos votos e diferentemente do que ocorre no Brasil, não há segundo turno no Paraguai.

O cenário mostrou um erro nas pesquisas de intenção de voto. Um levantamento da AtlasIntel realizado nesse domingo mostrava um empate técnico, com Efraín Alegre levemente à frente de Peña, com 37,6% a 36% (margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos).


Com o resultado, o Partido Colorado segue sua hegemonia na política paraguaia, com uma breve interrupção entre 2008 e 2012, quando o esquerdista Fernando Lugo ocupou a presidência do país vizinho. Ele deixou o cargo após um processo de impeachment.

Foto: Divulgação/AscomSantiago Peña é eleito o presidente do Paraguai
Santiago Peña é eleito o presidente do Paraguai

Contexto internacional

As eleições no Paraguai são de grande interesse para o governo brasileiro, já que os dois países são proprietários da usina hidrelétrica de Itaipu. Durante a campanha eleitoral, Peña não foi muito explícito sobre qual seria sua postura em relação às negociações do tratado da binacional.

Historicamente, o Paraguai reivindica melhores pagamentos pela energia excedente que for gerada pela usina, mas Peña não foi claro sobre como pretende abordar esta questão neste ano, em que está prevista uma revisão de parte do tratado que calcula o custo da tarifa para ambos os países.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.