Ao menos 11 pessoas morreram após uma explosão em uma mina de carvão na Colômbia nessa terça-feira (14). De acordo com o governo local, outras 10 estão pessoas ficaram presas no subsolo da terra, a 900 metros de profundidade. O incidente ocorreu em Sutatausa, a 75 km de Bogotá, capital do país.
A informação foi divulgada pelo governador Nicola Garcia, do departamento de Cundinamarca nesta quarta (15). Em entrevista à Blu Radio, Garcia disse que os mineiros estão presos 900 metros debaixo do solo. Mais de cem socorristas foram mobilizados para o resgate. Seis minas, que estavam conectadas entre si, foram atingidas.
???? #LoÚltimo | Una explosión en una mina de carbón en Sutatausa dejó 21 personas atrapadas.
— RTVC Noticias (@RTVCnoticias) March 15, 2023
Bomberos de Cundinamarca están trabajando para rescatar a los mineros que se encuentran en el lugar.
Espera más información en ???? https://t.co/kCh0kZ5KYF pic.twitter.com/5qImuSOe5k
O presidente colombiano, Gustavo Petro, lamentou a tragédia em suas redes sociais. “Estamos reunindo todos os esforços com o governo de Cundinamarca para resgatar as pessoas presas com vida. Um abraço de solidariedade às vítimas e seus familiares”, escreveu Petro.
Una lamentable tragedia lo sucedido en la mina de Sutatausa, donde fallecieron 11 personas. Estamos haciendo todos los esfuerzos con la gobernación de Cundinamarca para rescatar con vida a las personas atrapadas. Un abrazo de solidaridad a las víctimas y a sus familiares.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) March 15, 2023
Outros históricos
A Colômbia tem um longo histórico de explosões em minas, principalmente nas de carvão e ouro, sejam a céu aberto ou subterrâneas. Somente em 2021, o país registrou 148 mortes em acidentes mineiros, de acordo com a AFP. Em 2010 uma explosão matou 73 pessoas em uma mina de carvão em Amagá. Muitas das minas acometidas operam de forma ilegal ou informal, sem a fiscalização e as medidas de segurança adequadas.
Ver todos os comentários | 0 |