O último líder da extinta União Soviética, Mikhail Gorbachev, foi velado neste sábado (03) em Moscou, na Rússia. O velório não teve as homenagens geralmente prestadas a um chefe de Estado e não contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin.
De acordo com a revista Oeste, o velório aconteceu no Hall das Colunas, e não no Kremlin, onde são velados os líderes de Estado soviéticos. O caixão de Gorbachev foi coberto com uma bandeira russa.
Putin, que já foi líder da agência da KGB, principal organização de serviços secretos da URSS, negou todas as honrarias de Estado a Mikhail Gorbachev e disse que sua agenda cheia o impedia de comparecer ao velório.
Gorbachev morreu na última terça-feira, 30 de agosto, na Rússia. Dois dias depois, Vladimir Putin prestou condolências ao ex-líder da União Soviética, que em 1990 ganhou o Prêmio Nobel da Paz por ter trabalhado pelo fim da Guerra Fria.
Mikhail Gorbachev foi responsável pela abertura social, política e econômica na então União Soviética e deu os últimos passos para o fim do regime comunista, que se concretizou com a criação da Federação Russa, consolidada pelo seu sucessor, Boris Yeltsin.
Ver todos os comentários | 0 |