Uma manifestação contra a invasão da Ucrânia pela Rússia reuniu centenas de pessoas em Tóquio neste sábado, 05.
Os participantes gritavam “Pare a guerra. Proteja vidas'' e seguravam cartazes com frases como "Nós estamos com a Ucrânia". Outros seguravam imagens do presidente russo, Vladimir Putin, com as palavras: "Pare, Putin".
A ameaça implícita de guerra nuclear atingiu um ponto sensível no Japão, que sofreu ataques atômicos no final da Segunda Guerra Mundial em Hiroshima e Nagasaki, bem como a pior catástrofe nuclear desde Chernobyl em Fukushima em 2011.
“É muito horrível”, disse a dona de casa Yukiko Asano, uma das manifestantes. O protesto, um dos maiores de Tóquio nos últimos anos, incluiu pessoas da Europa e foi crescendo pelo elegante distrito de Omotesando, estendendo-se por quarteirões. Muitos usavam amarelo e azul, as cores da bandeira da Ucrânia.
“Precisamos parar Putin. Precisamos acabar com a ditadura'', disse um engenheiro de software russo, que pediu para ser identificado apenas por seu primeiro nome Egor para evitar reações adversas. “Este tipo de situação é um caminho para lugar nenhum'', acrescentou./AP
Ver todos os comentários | 0 |