Senadores democratas e republicanos dos EUA se reunirão na manhã deste sábado, por meio de uma plataforma de videoconferência, com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski.
Todos os membros do Senado foram convidados para a reunião pela embaixada ucraniana em Washington, explicou uma dessas fontes. No entanto, não é certo que todos os senadores comparecerão. De acordo com a emissora CNN, a videoconferência começará às 9h30 (horário local, 11h30 de Brasília).
Esta será a primeira reunião dos legisladores do Senado com Zelenski, que nos últimos dias já discursou por videoconferência perante o Parlamento Europeu e perante os líderes da União Europeia (UE) reunidos em uma reunião de cúpula de emergência.
Zelenski vinha pedindo à Otan nos últimos dias a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia para deter os avanços das Rússia, algo que o governo de Joe Biden recusou.
Dentro do Senado dos EUA, há membros dos partidos Democrata e Republicano que pediram a Biden que adote medidas mais contundentes contra a Rússia e quase todos apoiam o envio de equipamentos militares para a Ucrânia.
Após meses de tensão, a Rússia iniciou uma operação militar na Ucrânia há nove dias, que deixou até agora 2 mil civis mortos, segundo cálculos do Serviço Estatal de Emergências ucraniano.
Além disso, de acordo com o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, mais de 1,2 milhão de pessoas já fugiram da Ucrânia. /EFE
Ver todos os comentários | 0 |