O Reino Unido iniciou nesta terça-feira (08) a vacinação contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, com a vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer e da empresa alemã BioNTech. A primeira pessoa a receber a dose da vacina nesta manhã foi Margaret Keenan, uma idosa de 90 anos.
Margaret recebeu a vacina em um hospital em Coventry, região central da Inglaterra. A segunda dose será aplicada em 21 dias. O Reino Unido é o primeiro país a iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 e o primeiro a anunciar a aprovação da vacina.
Após as três fases de teste, a vacina Pfizer/BioNTech apresentou uma eficácia de 95% na prevenção da doença, e os voluntários não tiveram efeitos colaterais graves.
A campanha de vacinação no país europeu está começando pelas pessoas maiores de 80 anos, pelos funcionários de saúde na linha de frente e pelos moradores de casas de repouso. Para os britânicos com mais de 50 anos e para adultos com alguma doença pré-existente, a vacinação deverá acontecer em 2021.
Além do Reino Unido, a Rússia informou no último sábado (05), que já vacinou 100 mil pessoas contra a covid-19 com a vacina Sputnik V, que ainda está na última fase de testes. O país pretende vacinar até 02 milhões de pessoas até o fim de dezembro.
No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou uma nota nessa segunda-feira (07), anunciando que deve assinar, nesta semana, um acordo para a compra de 70 milhões de doses da Pfizer/BioNTech. A compra da vacina está sendo negociada e deverá ser fornecida em 2021, mas a data não foi especificada.
Ver todos os comentários | 0 |