- Foto: Foto: EFE/Wolfgang KummMaria Luiza Ribeiro Viotti
Três mulheres serão nomeadas para postos-chave da Organização das Nações Unidas (ONU), entre elas a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti, que chefiará o gabinete, anunciou nesta quinta-feira (15), o próximo secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres.
Após lançar a candidatura para suceder Ban Ki-moon no comando da ONU, Guterres disse que uma de suas prioridades seria o respeito à paridade entre homens e mulheres dentro da instituição. Atualmente, a presença de mulheres nas altas esferas da organização não supera 25%.
Foram nomeadas ainda, a ministra nigeriana do Meio Ambiente, Amina Mohamed, como vice-secretária-geral, e a sul-coreana Kyung-wha Kang, ex-responsável de operações humanitárias da ONU, para o cargo de conselheira política especial. De acordo com informações do Estadão, a brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti é atualmente encarregada da região Ásia-Pacífico na chancelaria brasileira. Foi embaixadora na Alemanha de 2013 a 2016 e representou o Brasil na ONU de 2007 a 2011.
Ver todos os comentários | 0 |