Um problema na rede esgoto da Rua José Constâncio, localizada no bairro São Benedito, em Timon, está tirando o sono dos moradores do local há cerca de 2 meses.
Em entrevista ao GP1, o microempresário Marcelo Batista contou que depois da construção da nova rede de esgoto, os proprietários dos imóveis foram orientados a interligar as instalações residenciais, no entanto, conforme os moradores, a rede da Águas de Timon ficou acima do nível dos imóveis, o que impossibilitou a interligação.
Sem se adequar a nova norma, estabelecida pela Lei Federal 11.445/07, Marcelo Batista procurou uma solução junto à concessionária responsável pela rede de esgoto, mas não obteve resposta.
“A Águas de Timon veio aqui e disse que nós teríamos que passar a usar a rede de saneamento básico, mas, para isso, precisávamos você fazer essa ligação, e isso já era para estar pronto, mas não, isso não foi feito. Está aí, o esgoto aberto para todo mundo ver, a ponto de causar um acidente. E quem vai se responsabilizar, a Águas de Timon? Então, esse problema ocorre na minha porta, eu tenho uma filha pequena, minha esposa está grávida e nós estamos há dois meses nessa situação”, lamentou o morador.
Prejuízo de R$ 6 mil
Marcelo Batista contou que para se adequar as normas, contratou uma equipe para interligar o esgoto da residência a rede da Águas de Timon e gastou cerca de R$ 6 mil, entre material e mão de obra.
“Eu não tenho mais o que fazer aqui, já gastei aproximadamente R$ 6 mil. O que eu teria que fazer daqui para dentro da minha casa eu já fiz. Agora eu quero acabar com isso. Será se eu vou ter que pegar lá da esquina, quebrar tudo isso daqui, rebaixar para fazer a minha ligação? Não, não é minha obrigação. A Águas de Timon precisava ter verificado como era o nível das residências, pelo menos nesse quarteirão, pois a gente consegue perceber que todas as casas estão num nível abaixo da rua. Vamos ter que reconstruir as nossas casas?”, indagou Marcelo Batista.
E o problema se estende aos demais moradores da Rua José Constâncio. Alan Kardec, que mora ao lado de Marcelo Batista, afirmou que ao perceber o problema enfrentado pelo vizinho resolveu não interligar à rede, no entanto, ele teme que a obra feita ao lado de sua residência possa causar transtornos com o início das chuvas.
“Com a chegada das chuvas, a tendência é piorar essa situação. O problema, nesse momento, é do Marcelo, mas vai ser meu, do vizinho da frente e eu creio que a empresa deveria vir até o local e apontar uma solução, antes que esse buraco invada minha garagem e eu fique impedido, por exemplo, de entrar na minha residência. Nas primeiras chuvas que ocorreram o problema já ficou evidente”, acrescentou Alan Kardec.
Sem solução para o caso, o microempresário Marcelo Batista fez um apelo para que a Águas de Timon possa avaliar a situação dos moradores da Rua José Constâncio.
“Eu faço um apelo, em nome da população da comunidade, principalmente do bairro São Benedito, para que a Águas do Timon tenha sensibilidade com a população, que ela não permaneça com esse descaso, porque todos aqui são trabalhadores, todos aqui estão pagando as taxas que eles mandaram pagar para que a gente tivesse acesso a um serviço que nós não estamos usufruindo”, apelou.
O que diz a Águas de Timon
Procurada nesta terça-feira (08), a Águas de Timon afirmou que a rede de esgoto está adequada com os “padrões estabelecidos como norma dentro do saneamento básico” e que o cliente já foi “orientado pela concessionária sobre como proceder com as adequações”.
Confira a nota na íntegra
Nota de Esclarecimento
A Águas de Timon enviou equipe ainda na segunda-feira (07) ao local citado pelo cliente, no bairro São Benedito, e constatou que a rede de esgoto instalada pela concessionária está dentro dos padrões estabelecidos como norma dentro do saneamento básico.
A empresa reforça que a conexão dos imóveis à rede de esgoto deve ser feita a partir do TIL (Tubo de Inspeção e Limpeza) e não diretamente na rede. A concessionária reforça que, em alguns casos como este em destaque, é necessário que o cliente, para conectar o imóvel à rede de esgoto, realize adequações nas tubulações internas do imóvel, sendo este já orientado pela concessionária sobre como proceder com as adequações.
A concessionária reforça que conta com equipe de técnicos especializados à disposição para esclarecimentos, tanto na loja física do Parque Piauí ou através da Central de Atendimento no 0800 595 8888.
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