Fechar
GP1

Internacional

"Cocaína é ilegal porque é feita na América Latina. Não porque seja pior que o uísque", diz Petro

A declaração foi dada em reunião do Conselho de Ministros, transmitida ao vivo, nessa terça-feira (04).

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu a regulamentação e a normalização da cocaína no país. Durante uma reunião do Conselho de Ministros, transmitida ao vivo, nessa terça-feira (04), o líder colombiano também comparou a droga com outras substâncias legais, como bebidas alcoólicas.

Para o presidente, os Estados Unidos são os responsáveis pela perseguição à cocaína no mundo, e não as máfias e grupos criminosos. Nos últimos dias, Petro travou um sério debate sobre a imposição de tarifas em meio à guerra comercial iniciada por Donald Trump.


“O negócio poderia ser facilmente desmantelado se a cocaína fosse legalizada no mundo todo. Venderia como vinho. A prata (o dinheiro) seria usada para que as crianças, como acontece hoje, não começassem a beber vinho, álcool ou fumar. Na Colômbia, tivemos mais ou menos sucesso nisso”, explicou o presidente.

Além disso, Petro comparou o vape ao uísque, que é prejudicial à saúde, mas está sujeito a controle e não é foco de interesse dos cartéis. “Agora, os vapers, que são piores que os cigarros, estão tomando a iniciativa novamente, porque são legais. E assim, a cocaína é ilegal porque é feita na América Latina. Não porque seja pior que o uísque. É isso que os cientistas estão analisando. A cocaína não é pior que o uísque. E o que está matando os Estados Unidos, que é o fentanil, não é feito na Colômbia. Mas lá está, sem nenhuma política importante contra isso”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.