O senador republicano pela Flórida, Rick Scott, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (16), exigindo uma resposta sobre as declarações de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. No sábado (11), Maduro sugeriu que o Brasil poderia apoiar uma invasão para "libertar" Porto Rico, o que gerou grande repercussão internacional.
As declarações de Maduro ocorreram durante o "Festival Internacional Antifascista", realizado em Caracas, como parte das comemorações de sua posse ilegítima para mais um mandato após a controvérsia em torno das eleições venezuelanas de 2024. Em seu pronunciamento, o líder venezuelano afirmou que a “libertação” de Porto Rico seria uma prioridade para combater a “agenda de colonização do norte”.
Maduro chegou a mencionar especificamente o uso de tropas brasileiras, lideradas pelo “Batalhão Abreu e Lima”, da Polícia Militar de Pernambuco, em sua proposta de “libertação” do território. “Está pendente a liberdade de Porto Rico, e nós vamos conquistá-la. Com as tropas do Brasil. E Abreu de Lima na frente. Batalhão Abreu de Lima para libertar Porto Rico, o que acha?”, declarou o presidente venezuelano, dirigindo-se a uma plateia de apoiadores de esquerda, incluindo brasileiros, que acompanhavam o evento.
Em sua carta, o senador Rick Scott questiona a postura do governo brasileiro em relação a essas declarações, que considera um claro ataque à soberania dos Estados Unidos e um envolvimento indevido do Brasil em assuntos internos da América Latina. O senador exige que Lula se manifeste imediatamente, deixando claro se o Brasil apoia ou repudia tais declarações de Maduro.
Ver todos os comentários | 0 |