A brasileira A na Marcela Cunha conquistou o quinto lugar nos 10km da maratona aquática do Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, no Catar, neste sábado (03), e garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
A atual campeã olímpica terá outra brasileira como companhia nas competições, a gaúcha Viviane Jungblut. Ela ficou com a vaga que seria destinada ao país-sede por conta do bom desempenho das francesas na classificação. Ana Marcela terminou a prova em 1h57min31s10, enquanto Viviane ficou em 14º com o tempo de competição de 1h57min39s30.
A holandesa, Sharon Van Rouwendaal, campeã olímpica na Rio-2016, terminou foi medalha de ouro no mundial. O segundo lugar ficou com a espanhola Maria de Valdes, que levou prata. Já a medalha de bronze foi conquistada pela portuguesa Angelica André.
As 13 primeiras colocadas da prova, teriam vaga garantida nas olimpíadas. Dessa maneira, Viviane, nadadora do Grêmio Náutico União, acabou ficando com a vaga, já que duas francesas terminaram nessa faixa de classificação e o país só poderia garantir mais uma atleta, pois a outra vaga era automática, por ser o país sede.
Ana Marcela vai para a sua quarta participação em omlimpiadas. Ela já esteve em Pequim-2008, Rio-2016 e Tóquio-2020. Na última, se destacou na maior colocação e levou para casa a medalha de ouro.
O Brasil voltará a ter duas atletas na prova de natação, após oito anos. A última vez foi em 2016, no Rio de Janeiro, com Poliana Okimoto e Ana Marcela.