O projeto cultural “Forró Debaixo da Ponte” comemorou quatro anos animando as noites de segunda-feira, marcando a data com o retorno de suas atividades, que estavam em recesso desde o final do ano passado. O projeto acontece debaixo da ponte Juscelino Kubitschek, trazendo a cultura do forró pé-de-serra e do forró raiz para as noites de segunda dos teresinenses.
O cantor piauiense Gonzaga Lu, que também é o idealizador do projeto, recebe incentivo da Equatorial através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) para manter viva essa tradição da capital piauiense.
A programação musical inicia às 20h, em um espaço que dispõe de bares e restaurantes, proporcionando escolhas variadas aos frequentadores. Além disso, as mesas ficam mais espaçadas, abrindo oportunidade para dançar ao som dos melhores forrós. Além de Gonzaga Lu, outras atrações são convidadas semanalmente para agitar e diversificar a noite gonzaguiana.
Gonzaga conta que o projeto é muito especial tanto para os artistas que participam quanto para o público, que em sua maioria é fiel. "Eu já trouxe várias pessoas de outros estados aqui e elas saíram maravilhadas. Desde os jovens até as pessoas de melhor idade dançam, é isso que o forró proporciona!”, conta o forrozeiro com alegria.
O público é variado a cada segunda, mas tem seus frequentadores fiéis que sempre estão lá. É o caso do músico e dançarino Léo Mesquita, que frequenta com assiduidade o forró e fala da importância de ter esse diferencial cultural na cidade. “Além de fortalecer a cena do forró, aqui as pessoas dançam por pura diversão. Aqui é um lugar seguro e muito acolhedor. A diversidade de artistas da cena do forró faz toda a diferença”, diz o artista.
A Origem do Projeto
O projeto foi idealizado pelo cantor piauiense Gonzaga Lu e inaugurado no dia 1º de abril de 2019. Na época, após procurar sustento para o evento, o projeto foi contemplado com verbas do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí (SECULT), para ajudar na manutenção.
O Forró Debaixo da Ponte ficou parado durante o período da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, retornando gradativamente, de acordo com os decretos federais, estaduais e municipais, até a abertura normal.
Ver todos os comentários | 0 |