O senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, reuniu neste sábado (12), os membros do bloco da oposição para discutir as estratégias e metas para as eleições de 2024. O encontro aconteceu na residência do senador, no bairro Santa Isabel, zona leste de Teresina. Na ocasião, ficou definido que o pré-candidato a prefeito de Teresina será escolhido em outubro.
“Todos foram convidados para começar a discutir e definir o calendário de escolha do pré-candidato a prefeito, de como vai ser a pré-campanha, o discurso do pré-candidato. Traçamos as metas para que a gente possa formular uma campanha vitoriosa no próximo ano, porque aqui sai a verdadeira oposição do Piauí, oposição à prefeitura, ao Governo do Estado, para que a gente possa mudar esse quadro”, afirmou Ciro Nogueira.
“Ficou definido que em outubro nós vamos fazer as pesquisas para escolher o nosso pré-candidato, para que a população comece a ter identificação e o escolhido comece a atrair candidatos a vereador, para que a gente possa formar as chapas e organizar os encontros”, pontuou o senador Ciro Nogueira.
Questionado se o nome de Sílvio Mendes é o mais cotado para ser o pré-candidato a prefeito, Ciro foi cauteloso ao responder que é necessário ter sabedoria para a definição. “Ele [Sílvio] está em primeiro lugar, ele é um nome consistente. Nós vamos ter hoje condições de fazer uma grande escolha. Nós só temos que ter sabedoria ao fazer a escolha, em qual momento e o principal, que é sairmos unidos dessa escolha”, ressaltou.
“A meta é sair [das eleições] como o maior partido, chutar número [de prefeitos eleitos] fica difícil, mas o Progressistas tem a meta de continuar sendo o maior partido do Piauí”, declarou Ciro Nogueira.
Partido do candidato
Sobre o partido do pré-candidato escolhido, Ciro Nogueira esclareceu que apenas Bárbara do Firmino deverá mudar de partido, caso seja o nome escolhido para a disputa. “Se o Sílvio for o escolhido, ele vai pelo União Brasil, se a Bárbara for a escolhida, vai se definir se ela sairá pelo Progressistas ou PSDB”, explanou.
Critérios
Quanto à escolha do pré-candidato, Joel Rodrigues, presidente estadual do Progressistas, disse que serão estabelecidos critérios e que o atual cenário, com Sílvio liderando as pesquisas, não será levado em conta.
“Nós temos três nomes, Sílvio, Bárbara e Luciano Nunes e por mais que esse seja o sentimento do momento, Sílvio vem saindo nas pesquisas quantitativas como o nome mais forte, nós vamos estabelecer também as pesquisas qualitativas para poder chegar a esse entendimento final. Não dá para a gente, já pelo momento de hoje, achar que esse quadro já está definido, porque é preciso ouvir cada partido, cada pré-candidato, saber qual é o sentimento, estabelecer os critérios e, aí sim, definir em outubro, e o que vai prevalecer é o sentimento do momento, com os critérios estabelecidos nessa reunião”, ponderou Joel Rodrigues.
Pré-candidatura mantida
O ex-deputado estadual Luciano Nunes, presidente regional do PSDB, também esteve presente na reunião e reafirmou que é pré-candidato a prefeito de Teresina. Segundo ele, não há necessidade de antecipar essa escolha. “Todos os nomes [dos pré-candidatos] estão postos e outros nomes podem vir, até porque nós estamos a mais de ano do processo eleitoral, então não tem por que ter essa ansiedade de definição. Nós temos que discutir, conversar e, de forma bem madura e tranquila, definir a melhor estratégia e o melhor nome para a eleição de 2024”, argumentou Luciano Nunes.
Ver todos os comentários | 0 |