O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai auditar 23 urnas eletrônicas no dia das eleições, 02 de outubro, no procedimento denominado Auditoria de Verificação de Autenticidade e Integridade dos Sistemas. O sorteio das seções eleitorais que passarão por auditoria será realizado na manhã deste sábado (01), na nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí em Teresina.
De acordo com o TRE, três das 23 urnas sorteadas para auditoria serão auditadas publicamente no Teste de Autenticidade na própria seção eleitoral, a partir das 7h do domingo (02), antes da emissão da zerésima.
Nesse procedimento são checadas as assinaturas digitais e os resumos dos programas instalados nas urnas. Esses dados são impressos em até três vias, uma delas vai compor a ata da auditoria e as outras duas ficam à disposição do Ministério Público Eleitoral, de fiscais de partidos políticos e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Teste de Integridade
As outras vinte urnas sorteadas passarão pelo Teste de Integridade. Elas serão retiradas de suas seções e suas respectivas zonas eleitorais no sábado que antecede a eleição, e vão ser transportadas com suas caixas e comprovantes de carga até Teresina e entregues à Polícia Federal, onde ficarão acauteladas até o domingo, quando serão transportadas pela PF até a sede do Tribunal de Justiça para serem auditadas. O procedimento inicia às 7h e segue até as 17h.
No sábado, cédulas de papel serão preenchidas (considerando os nomes dos candidatos que disputam a eleição) e colocadas em urnas de lona, sendo lacradas posteriormente. No dia da eleição, os votos de cada urna de lona serão replicados nas respectivas urnas eletrônicas. A digitação desses votos será feita por servidores do TREE e de outros órgãos públicos. Ao final do dia, será feita a apuração dos votos de papel e o resultado será comparado com o boletim da urna eletrônica associada a cada urna de lona.
Havendo alguma divergência entre o boletim de urna e o resultado dos votos em cédula de papel, deverá ser localizada a divergência, conferida a digitação das respectivas cédulas divergentes, com base no horário de votação, e persistindo a divergência, serão conferidas todas as cédulas digitadas e feito o registro minucioso, em ata, de todas as divergências, ainda que solucionadas.
A auditoria é um procedimento público, amplo e acessível a imprensa e a qualquer cidadão interessado em acompanhar o processo.
Ver todos os comentários | 0 |