Nesta segunda-feira (15) encerra o prazo para que os partidos e coligações políticas peçam o registro das candidaturas para as eleições de 2022.
Para candidaturas via internet o prazo chegou ao fim na manhã de hoje (15), às 8h. Já para registro presencial encerra às 19h, na qual deverá ser feita a entrega da documentação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para candidatos à presidência da República, e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para os outros cargos.
Ainda seguindo o calendário divulgado pela Justiça Eleitoral, a previsão para que os pedidos das candidaturas sejam julgados e analisados é até o dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno.
Cada partido apresentará apenas um (a) candidato (a) para presidente da República e seu vice, governador e seu vice, senador e seus suplentes. Já para deputados federais e estaduais, as legendas podem apresentar candidatos com o número equiparado aos de vagas ocupadas no poder legislativo mais uma, sendo desses candidatos, 30% mulheres.
Dentro das requisições da candidatura, inclui:
- Dados biográficos;
- Nome para urna eletrônica (nome fonético também);
- Relação de bens;
- Fotografia recente;
- Certidões criminais;
- Prova de alfabetização;
- Ata da Convenção partidária;
- Lista de participantes da convenção;
- Dentre outros.
Ver todos os comentários | 0 |