Os deputados estaduais Flávio Nogueira Júnior, Firmino Paulo, Oliveira Neto e Janainna Marques, o deputado federal Flávio Nogueira e o ex-deputado Antônio Félix se filiaram, na manhã desta terça-feira (15) ao PT. O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí e contou com a presença do governador Wellington Dias, do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, e demais autoridades.
“Temos uma regra que nos impõe decisões, a regra das eleições foi alterada e por ela é previsto que o Congresso Nacional tenha uma redução de 26 partidos hoje para algo em torno de 14 ou 15 partidos, especialmente na Câmara Federa, após as eleições de 2022 porque tivemos o fim das coligações proporcionais e paralela a essa regra surgiu a possibilidade de federação que é a formação de um novo partido com uma temporalidade de 4 anos e isso permitiu também que se tivesse a condição de migração de pessoas de um partido para o outro”, explicou o governador Wellington Dias.
Wellington disse ainda acreditar que o esforço de todos os partidos será recompensado com o resultado das eleições. "Eu sou grato ao PT assim como a outros partidos que recebem líderes para que possamos aqui em um mesmo campo político atuar nas eleições de 2022 e é claro que o resultado deste esforço também será na ampliação da bancada da Alepi e na Câmara Federal que é o nosso objetivo", afirmou.
O deputado Francisco Limma, presidente estadual do PT, explicou que a filiação dos deputados foi aprovada pelo diretório. “Tivemos um entendimento e o diretório aprovou o pedido de filiação desses parlamentares ao Partido dos Trabalhadores. Compreendemos que a atual conjuntura exige um certo cuidado com esse tipo de decisão para poder fortalecer o partido, fortalecer o projeto e derrotar aqueles que pregam ódio, que pregam o Estado privatizado, que querem entregar o país para outros interesses, então por isso nós estamos abraçando e acolhendo todos esses parlamentares que estão se filiando ao Partido dos Trabalhadores”, argumentou.
A deputada Janainna Marques deixou o PTB para se filiar ao PT devido a uma mudança no estatuto nacional da sigla que proibiu a coligação com partidos de esquerda. Em sua fala, a parlamentar destacou que mesmo sendo de outro partido, ela sempre esteve do lado do governador. “Viemos hoje nos filiar ao Partido dos Trabalhadores oficialmente, mas nós sempre fizemos parte do time do governador Wellington, eu já me sentia junto com o PT, estamos chegando em uma casa nova, mas com velhos amigos”, afirmou.
“Eu vou estar à disposição para lutar junto com eles e ajudar a eleger o nosso presidente Lula, o nosso governador Rafael, estar junto não só com uma estrela no peito, não só usando uma blusa vermelha, mas estar junto levantando a bandeira, aguerrida, lutando pelas causas do PT, lutando pelos mais humildes como eu sempre fiz, por aqueles que mais precisam”, completou a deputada Janainna.
O deputado federal Flávio Nogueira que saiu do PDT lembrou que o seu primeiro partido foi o PT e disse estar feliz por retornar à sigla. “O momento que nós estamos vivendo no país o melhor partido e melhor a melhor opção é o PT. Meu primeiro partido foi o PT, meu primeiro mandato de deputado estadual foi pelo PT, eu posso ser um retardatário opcional, eu saí naquela época do PT brigado com alguns figurantes do partido, mas eu voltei e isso me deixa feliz, não teria outra opção ideológica a não ser o PT”, declarou.
“Com muita alegria queremos anunciar nossa filiação ao PT onde já fiz parte da juventude no passado e hoje com muita emoção estamos retornando a essa casa, o PT, que é uma família, que tem serviço e trabalho realizado pelo Piauí”, pontuou Oliveira Neto que deixou o Cidadania.
Flávio Júnior disse que o PDT é passado e que o foco agora é trabalhar para que o PT tenha êxito nas próximas eleições. “A página está virada e a partir de agora iremos nos dedicar a essa filiação e trabalhar duro para eleger nossos deputados estaduais, federais e a chapa majoritária”, garantiu.
"Da mesma forma como na semana passada houve a união de forças entre o MDB e PSD, agora acontece essa união de forças no PT. O importante é que a gente percebe que toda a base aliada do governador, que ajuda a governar o Piauí, permanece unida para participar das eleições e isso, obviamente, favorece o projeto político de Lula aqui no estado, do governador Wellington Dias e maximiza as chances de vitórias das chapas federal e estadual", declarou Rafael Fonteles.
Ver todos os comentários | 0 |