O juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Pedro Alcântara da Silva Macedo, determinou ao Facebook a retirada do ar, no prazo de 24 horas, do perfil “Doctor People” da rede social Instagram. A decisão é deste sábado (01) e em caso de descumprimento, o Facebook pagará uma multa diária de R$ 5 mil até o limite de R$ 50 mil.
O perfil foi denunciado pela coligação “A vitória com a força do povo”, do governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, por postar conteúdo ofensivo contra o petista.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Segundo a assessoria jurídica, o perfil abusou da liberdade de expressão ao utilizar montagens e trucagens que denigrem a imagem de Wellington. Em um dos posts veiculados no perfil do Instagram, está a imagem de um iphone, de um ipad e da foto do atual governador Wellington Dias, acima da palavra “iMente” e acompanhadas da seguinte mensagem: “Produtos pirateados parecem bons, mas são de péssima qualidade e costumam travar quando você mais precisa. MUDA, PIAUÍ”.
“A propaganda eleitoral negativa oportuniza de trazer à tona elementos desabonadores sobre determinados candidatos e que podem ser importantes para a apreciação e avaliação da população. No entanto, percebe-se facilmente que os meios utilizados trespassam os limites de uma publicidade negativa, mormente quando se utiliza do anonimato”, frisou a assessoria.
Foi determinado ainda que o Facebook, empresa dona do Instagram, forneça as informações necessárias para identificar o usuário do perfil.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Juiz determina retirada do ar de matéria contra Wellington Dias
Juiz determina retirada de postagem de Luciano contra Wellington
Coligação ajuíza duas representações contra Wellington Dias
Ver todos os comentários | 0 |