A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou que em 2024 foram vendidas 48,9 mil máquinas agrícolas no Brasil. O número representa uma queda de 20% em relação a 2023.
Segundo o balanço divulgado nesta quinta-feira (23), para este ano não há expectativa de mudança no patamar de vendas de máquinas agrícolas. O desempenho em 2024 foi prejudicado pela redução da safra de grãos, devido à queda de preços das commodities pelo segundo ano consecutivo.
“Com isso, as vendas de 48,9 mil unidades no atacado representaram recuo de quase 20% em relação a 2023. A queda foi mais evidente justamente no segmento de colheitadeiras, e não tanto no dos tratores. Para este ano, não se espera mudança no patamar de vendas”, diz a nota da Anfavea.
Máquinas de construção
Por outro lado, 2024 foi um ano positivo para a venda de máquinas de construção, que engloba tratores de esteira, retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, rolos compactadores, minicarregadeiras e manipuladores telescópicos.
“O crescimento de vendas de máquinas de construção foi puxado pela construção civil, que aumentou a sua participação nas compras de 37% para 42%. No sentido oposto, as exportações dessas máquinas tiveram um recuo de 12,5%, totalizando 14.538 unidades embarcadas, quase metade delas para o competitivo mercado dos Estados Unidos. Para este ano, a expectativa é de enviar o mesmo volume para o exterior”, consta na nota.
Ver todos os comentários | 0 |