Os dados do Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos estados + DF referente ao 1º bimestre de 2023, divulgados nessa quinta-feira (20), apontam que o Piauí ficou entre os três estados com o maior crescimento de receita corrente na comparação com o ano passado. Ao todo, as finanças piauienses tiveram aumento de 12% em um ano.
Se tratando de saúde fiscal, os dados mostram também que o Piauí teve aumento de 44% em poupança corrente, que é o montante conseguido quando se subtrai as despesas da receita. Essa subtração avalia a capacidade do estado em fazer investimentos com recursos próprios.
Conforme o Ministério da Fazenda, Além do Piauí, os estados de Alagoas (12%), e do Rio Grande do Norte (11%) apresentaram também os maiores crescimentos de receita, em termos percentuais. Já Amapá (-8%), Espírito Santo (-5%) e Santa Catarina (-5%) foram os que tiveram maiores reduções nas receitas correntes no período.
Amapá (47%) e Roraima (44%) foram outros estados que apresentaram melhoria nas poupanças. Na outra ponta, Rio Grande do Sul (6%) e Goiás (15%) não pouparam nem 20% da sua receita corrente no período do primeiro bimestre de 2023.
Ver todos os comentários | 0 |